"MOSAIC IN EUROMED" - JORDÂNIA

2019-12-17
MOSAIC in Euromed De 17 a 21 de Dezembro de 2019 a Associação Liláz visitou o Mar Morto na Jordânia, onde participou no projecto "MOSAIC in Euromed", um evento de troca de contactos e criação de parcerias entre países europeus (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, Croácia, Alemanha, República Checa, Polónia, Reino Unido, Chipre e Islândia) e países mediterrâneos de África e Ásia (Marrocos, Argélia, Tunísia, Egipto, Jordânia, Líbano e Palestina), organizado pela Agência Nacional Francesa ao abrigo do programa Erasmus+. Durante dois dias 45 participantes estiveram reunidos, trocando experiências e boas práticas e iniciando a criação de futuros projectos envolvendo países de ambos os lados, num total de 8 projectos. No último dia houve lugar a uma Feira de Métodos e Ferramentas em Educação Não-Formal permitindo a experimentação de métodos em fase de desenvolvimento. No geral uma actividade que trouxe frutos, com 3 projectos a serem iniciados envolvendo a nossa associação e dos quais irão ouvir falar durante o ano de 2020.

I Convívio das Associações

2019-12-02
No passado dia 02 de Dezembro de 2019, no pavilhão polidesportivo da EB 2 ,3 Garcia Domingues em Silves, realizou-se a primeira edição do convívio das associações e entidades do concelho de Silves, organizado pela Associação Liláz e com o apoio da Câmara Municipal de Silves. A actividade teve como objectivo fomentar o convívio entre representantes das associações e entidades do concelho, de forma a estreitar laços entre as mesmas, de conhecer o que cada uma faz, de promover o companheirismo e o respeito. A actividade iniciou-se às 21:00h e terminou pelas 22:15h, estiveram presentes oito pessoas, representantes da Associação Liláz, do agrupamento de escutas de Silves e de um grupo informal de jovens de Silves. Entre os presentes, realizou-se um jogo amigável de Futsal, onde ficou bem patente o companheirismo criado, especialmente entre jovens de diferentes idades (desde os 12 e os 40 anos) e a alegria e confiança dos mais novitos em jogar com os mais velhos. Por fim, queremos deixar o nosso agradecimento à Câmara Municipal de Silves, representada pelo gabinete do Associa+, pelo sector da juventude e pelo funcionário das instalações do polidesportivo, pelo excelente o apoio prestado na realização da actividade.

Voluntariado Internacional na Tailândia - Sofia Crespo

2019-01-09
A minha experiência teve como pano de fundo uma área completamente remota da Tailândia, longe de toda a influência ocidental e onde a praia não é a atração principal. Numa comunidade budista onde a Liberdade é a chave, o mantra “up to you” aplica-se a tudo - da educação à alimentação, e numa pequena aldeia onde o turismo não é de todo sentido, a comunidade WitheeTai vive em plena harmonia com a Natureza e os seus recursos. Este projecto teve a duração de 2 meses, onde vivi nesta comunidade com uma família de 4 (a uns meses de serem 5) e que tanta transformação teve em mim. Foram 8 semanas de muita transformação interior. Ri, chorei, conheci pessoas e partes de mim que nunca pensei conhecer, conheci a frustração e o fracasso, o sucesso e a conquista. Lembrei-me do quão simples e bonita a vida é e quão a conseguimos complicar, na roda-vida que são os nossos dias. Andei de comboio, de mota, de barco e avião. Saltei para lagos imundos, sujei as unhas na terra e os pés no chão, mas nunca tive a alma tão limpa. Ajudei e fui ajudada de tantas, tantas formas diferentes. E acima de tudo, estou feliz e orgulhosa. Tenho muito a agradecer à Lilaz e à DaLaa por terem tornado tudo possível e a mim pela grande coragem e amor que me moveram até o outro lado do mundo. Mostraram-me como se é feliz com pouco e ao mesmo tempo com tudo o que é preciso. Água da chuva, ar puro, terra fértil, amigos e uma boa dose de paciência e espírito de equipa. Positividade e descontração foram a chave para o aproveitamento da que foi a maior experiência da minha vida. A vontade de voltar é já muita, mas o mundo é vasto e chama por mim. Até um dia Tailândia e muito, muito obrigada. Namaste

Training Course "Free like a bird" - Noruega

2019-10-19
Free Like a Bird Entre 18 e 26 de Outubro de 2019 a Associação Liláz esteve representada em Balestrand, Noruega onde participou no curso de formação internacional financiado pelo programa Erasmus+, "Free Like a Bird", focado no desenvolvimento do pensamento crítico em questões de género. Esta formação contou com a participação de vários países europeus (Noruega, Itália, Polónia, Bulgária, Sérvia, Espanha, Portugal, Roménia e Lituânia), cada um representado por 2 a 3 participantes. Durante uma semana partilharam-se experiências, viveram-se desafios e aprenderam-se novos conceitos que permitiram alargar o conhecimento dos participantes sobre o tema e irão possibilitar o aumento da qualidade no desenvolvimento de projectos focados na questão da igualdade de género.

Vanessa Lola - ESC Dinamarca

2019-10-07
Experiência da Vanessa Lola na Dinamarca. "Acabei o secundário e decidi fazer um gap year, parti numa aventura para a Dinamarca onde estou a fazer voluntariado numa escola com um ensino alternativo, mais prático e que proporciona mais ferramentas para preparar os estudantes para aquilo que é o mundo real. Estou cá à cerca de 1 mês e tenho a dizer vos que não paro um segundo, tanta agitação, mas tanta alegria! Estou a aprender imenso sobre os mais variados assuntos já sei fazer cestos com ramos de árvores, sabonete, analisar micróbios hahaha o meu danish esta a melhorar. Tenho ido visitar cidades por perto e no outro dia qual a melhor maneira de conhecer as pessoas da cultura? Falar com elas! Bom... eu corri e falei que me fartei com as pessoas mais random que encontrei, fiquei tão feliz, foram todos super simpáticos, tive uma tour de graça, um ramo de rosas por 5 coroas dinamarquesas que é mesmo super pouco e quando quiser posso ir um fim de semana ter um curso de fotografia for free hahaha Sem palavras, de coração cheio com este pais ❤

SEMINÁRIO "A Saúde Mental nas Crianças e Jovens"

2019-06-24
A ASSOCIAÇÃO LILÁZ e a DYPALL NETWORK, associações com foco nas preocupações dos jovens sediadas na região do barlavento algarvio, promoveram no passado dia 24 de Junho de 2019 no Museu Municipal de Portimão, um Seminário de debate sobre a Saúde Mental nas Crianças e Jovens da região algarvia. Neste seminário estiveram presentes mais de oitenta pessoas, entre participantes e convidados, com o objectivo de debater as problemáticas e desafios existentes, dando a conhecer projectos inovadores e procedimentos de boas práticas. E ainda troca de experiências, dúvidas e criação de laços entre entidades e participantes. O evento teve o apoio da Câmara Municipal de Portimão e vários parceiros de diversas instituições e particulares do ramo da Saúde e Educação. Contou ainda com as participações especiais da DUAL (coffee break) do CLUBE DA BATUCADA e dos STAM (animação musical e artística) e ALEXANDRE GIÃO CAMILO (fotografia). Após a sessão de abertura que contou com o representante da DYPALL Network, Bruno António, o representante da ASSOCIAÇÃO LILÁZ, Carlos Reis, e a Drª Ilda Silva, representante da DGESTE, deu-se o mote para o início dos trabalhos. Durante o período da manhã foi possível partilhar perspectivas e projectos locais na área da saúde mental em crianças e jovens bem como projectos inovadores que tenham uma abordagem diferente ao tópico. Foi, ainda, possível contar com a presença do Clube da Batucada, um dos projectos inovadores, que surpreendeu todos os participantes com uma performance única e representativa do trabalho que têm vindo a desenvolver. Durante o período da tarde, o grupo dividiu-se em grupos de trabalhos mais específicos “Intervenção em Contexto Familiar” e “Intervenção nos Agrupamentos Escolares”, onde os presentes tinham a oportunidades de participar de acordo com a sua área de interesse, criando-se assim momentos mais intimistas de partilha e aprendizagem. Para encerrar este dia, os STAM, companhia de dança, presenteou o grupo com a sua actuação. Pretendeu-se activar a discussão e reflexão sobre o tema, reunindo diferentes actores, de forma a aumentar a rede entre os mesmos, partilhar desafios e encontrar soluções, sendo este apenas o início de um processo.